Não há mais “Mister Nice Guy”: a resposta firme e rápida de Moscou muda para sempre o Grande Tabuleiro de Xadrez

04/12/2015 16:22

Não há mais “Mister Nice Guy”: a resposta firme e rápida de Moscou muda para sempre o Grande Tabuleiro de Xadrez

Por Stevan Gajic, Institute of European Studies - Belgrade, Sérvia  

Resposta firme e rápida de Moscou muda para sempre o Grande tabuleiro de xadrez. O francês parecia vacilar, incapaz de obter garantias firmes de seus parceiros atlantistas em Washington. Isto tem empurrado Hollande em direção Putin?

 

O desenrolar dos acontecimentos muito rapidamente após o avião de combate F16 turco ter abatido um bombardeiro russo SU24 sobre o território sírio, perto da fronteira turca. O ato foi caracterizado pelo presidente russo, Vladimir Putin como "traição" por parte dos turcos. Autoridades russas e o público estão particularmente enfurecidos por causa da morte de um dos pilotos, e mais ainda pelos vídeos de um do corpo do piloto que está sendo tratado com desrespeito absoluto pelos terroristas do Turcomenistão no norte da Síria - um dos grupos que é bem conhecido por ser apoiado pela Turquia.

 

Parece que para a Rússia, a linha vermelha foi cruzada e que não irá tolerar qualquer dano a suas forças, sem consequências graves e retaliação. Para provar seu dinheiro está onde sua boca está, os aviões russos têm ferozmente bombardearam a região da Síria, onde o grupo especial de terroristas foram localizados, e imediatamente implantado os sistemas de defesa anti-aérea notórios S400 em sua base aérea em Khmeimim perto da cidade síria de Latakia. Este sistema imediatamente mudaram o equilíbrio de poderes na região, como a sua gama de fogo bem supera o território da Síria. Escusado será dizer que as outras consequências, como um embargo econômico foram postas em prática pelas autoridades russas, que vão desde a importação de aves e promoções de gás, ao turismo.

 

Então, por que Recep Tayyip Erdoğan fazer este movimento? Uma razão pode ser o medo de a aliança russo-iraniana que foi tornado público em Teerã apenas um dia antes do bombardeiro russo ser abatido. Outra poderia ser que a Rússia destruiu cerca de  1000 caminhões de petróleo do "ISIS" e uma refinaria que era uma grande fonte de petróleo barato para a Turquia, e algumas fontes dizem que a família de Erdoğan, também. Ou talvez a Turquia quis retaliar por sua avião F4 que foi atacado na Síria pelo Exército Árabe Sírio a três anos.

 

Seja qual for a razão, parece que os turcos se arrependeram do que eles fizeram como suas últimas declarações oficiais tornaram-se mais apologéticas, mas não o suficiente, e Moscou não vai se contentar com nada menos do que um pedido de desculpas claro. Mas o que é mais importante é que a Turquia anunciou oficialmente que seus caças não vão mais patrulhar a fronteira com a Síria, obviamente temendo os S400 que podem atirar em um deles.

 

Os turcos também não calcular outra variável antes que eles decidiram entrar em ataque. Depois da carnificina de Paris, a França parece estar de volta na pista com as suas boas relações com a Rússia. Apenas alguns meses atrás, eles estavam em uma luta diplomática sobre o negócio do barco Mistral e sanções econômicas impostas a Rússia. Mas após a tragédia de Paris, François Hollande está tentando fazer, e se juntar à guerra contra os islamitas e até mesmo esquecer a retórica anti-Assad.

 

Os turcos receberam tratamento ombro frio de seus aliados também. O apoio da OTAN para a Turquia não percorrer todo o caminho, como a aliança do Atlântico Norte já demonstrou relutância de lutar no lado turco em uma possível guerra Rússia-Turquia, e da OTAN retirou alguns de seus foguetes Patriot da Turquia há apenas dois meses. Ao mesmo tempo, o Reino Unido alterou a sua posição de forma significativa e os planos para lutar contra os islamitas ativamente agora. Isso pode ter algo a ver com a recente visita de David Cameron à China, onde assinou uma série de grandes negócios com o império emergente da Ásia.

 

A verdadeira questão é, os EUA deixaram a Turquia fritar, e talvez levar a enfrentar a Rússia, apenas para testemunhar as conseqüências e não tomar parte em outros eventos? Ou talvez os EUA simplesmente não estão pegando as suas mãos sujas, e querem lutar contra a Rússia em uma cadeia de guerras por procuração para o último Turquia, ucraniana ou alemã (como George Friedman sugeriu [1]), como nos "bons dias” da da guerra do Afeganistão soviético a década de 1980. Sejam quais forem as razões, a Turquia está prestes a enfrentar graves consequências pelas suas ações. Eventos fluem de forma linear, em uma direção: a Turquia não pode pegar de volta o que ele tem feito, e as respostas da Rússia, bem como aquelas certamente vem em cima destes, mudaram para sempre o jogo geopolítico. Se esse era o objetivo da OTAN, então talvez ela tenha conseguido - mas como resultado, à Moscou foi dada uma mão livre para agir, e agora está segurando a maioria das cartas.

Traduzido por Eduardo Lima de Medeiros

 

Fonte: https://fortruss.blogspot.com.br/2015/11/no-more-mr-nice-guy-moscows-firm-and.html

 

Tópico: Não há mais “Mister Nice Guy”: a resposta firme e rápida de Moscou muda para sempre o Grande Tabuleiro de Xadrez

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário